2020 está chegando. O novo ano não representa apenas uma época de comemorar e celebrar a família, mas se preparar profissionalmente para uma nova fase. Então, confira o post e descubra o que podemos esperar do mercado de contabilidade em 2020.
O uso da nuvem
A tecnologia segue avançando e, com ela, as empresas têm acesso a novos conceitos e novas soluções que permitem automatizar e agilizar os processos de contabilidade para os clientes.
A nuvem já é um grande exemplo. Este conceito já é conhecido e aplicado no mercado, mas por conta de suas enormes vantagens, a migração deve continuar crescendo.
É uma solução bem valiosa, pois permite que os clientes e contadores possam facilmente acessar os dados, não importando a sua localização. Além disso, é um processo com uma implementação relativamente simples e que não é caro. Se você não tem um sistema de contabilidade na nuvem, é uma ótima oportunidade para considerar.
O crescimento da automação
Outra grande tendência para o mercado da contabilidade é um apoio cada vez maior da automação. Certa parte das tarefas deste setor tende a ser um pouco mais burocrática. A automação é uma ótima forma de controlar algumas delas. Por exemplo, a escrituração pode ser um processo reduzido em mais de 90%.
Na verdade, de acordo com um artigo da Forbes, sobre a Inteligência Artificial na contabilidade, existe a previsão de que em 2020 praticamente todas as atividades mais burocráticas que envolvem a contabilidade serão automatizadas, realizadas com uma combinação de Inteligência Artificial e Machine Learning.
Isso apresenta uma enorme oportunidade para os contadores. Automatizar as tarefas mais “chatas” e repetitivas significa eliminar os erros e substituir uma atividade que é menos lucrativa, mas importante, por outras, como o atendimento e a construção de uma relação positiva com os clientes, além da prospecção de novos leads.
Por fim, a contabilidade e tecnologia também apresentam evoluções em outros aspectos da relação com os clientes. Por exemplo, praticamente qualquer escritório e até mesmo residência tem uma conexão com a Internet em alta velocidade. Isso aumenta o potencial das videoconferências, trazendo uma comunicação mais fácil e eficiente com os clientes. A tecnologia traz diversas vantagens marginais que podem ser exploradas pela contabilidade.
Por isso, o uso de ferramentas específicas para a contabilidade tem crescido em praticamente todos os setores da economia. Pequenas e grandes empresas, escritórios de contabilidade e até mesmo os usuários finais contam com uma ferramenta que faz a integração da tecnologia para facilitar os processos.
As mudanças no público
Mas não é apenas a tecnologia que muda. Por exemplo, os millennials estão se tornando uma das principais forças de trabalho, o que significa que irão se tornar os maiores clientes dos escritórios de contabilidade. Cada vez mais, eles se encontram em posição de tomadores de decisão. Já é comum ver pessoas bem jovens como CEOs de empresas ou em posições bem altas. Diversas startups são um exemplo disso.
É fundamental para o setor de contabilidade entender como este público funciona. O que é importante para eles? Em geral, existe um peso pela transparência, por mais eficiência de todos os serviços oferecidos e uma certa obsessão com a tecnologia.
Isso significa que o mercado acaba ficando cada vez mais competitivo. As firmas que usam a tecnologia e atendem o que o público demanda tem uma enorme vantagem competitiva. Por isso, o mercado sempre busca soluções para entregar os melhores serviços.
Um exemplo de uma grande mudança é o uso das redes sociais. Há não muito tempo, era algo visto como não muito profissional. Mas, atualmente, se tornou um canal de comunicação bem eficiente para o cliente. Ter uma presença online, apresentar opções como o chatbot, significa ampliar o canal de comunicação com o público.
Para as firmas de contabilidade, o LinkedIn é até mesmo uma forma de se promover. Produzir artigos sobre o mercado e as novas interações é uma ótima forma de aumentar a sua autoridade e reconhecimento.
Outra mudança é a força do mobile. Nossa relação com o mobile é cada vez mais forte, de modo que o celular se tornou praticamente uma extensão do nosso corpo. Afinal, é praticamente impossível se separar dele.
O nosso uso dos smartphones é recheado de “micro momentos”. Ou seja, pequenas interações em que estamos esperando por algo, estamos entediados ou qualquer outra situação semelhante. Neste caso, é preciso entender como a contabilidade pode ajudar.
Os aplicativos também podem ajudar os próprios contadores. Existem diversas ferramentas que ajudam os profissionais a controlarem melhor suas tarefas, organizando melhor tanto o tempo, quanto as informações. Por isso, o profissional também precisa se manter atualizado de todas as soluções que podem aumentar a sua eficiência.
As mudanças nos contadores
Com todas estas mudanças, é claro que a própria profissão também acaba mudando um pouco. Por exemplo, antes disso tudo, o profissional precisava ter um bom conhecimento de matemática e das leis e regulamentações em relação ao assunto. É claro que isso ainda é parte essencial do profissional, mas é preciso conhecer mais.
É preciso ter uma certa afinidade com a tecnologia. Não somente para saber como usá-la, mas também ter novas ideias de como aplicar os conceitos mais inovadores.
É preciso também ter uma certa noção de marketing, de modo a atender às demandas do novo cliente. Praticamente qualquer contador acaba também tendo uma função de consultoria, respondendo às dúvidas dos clientes e os ajudando a implementar a solução ideal para cada situação.
Ou seja, o profissional de contabilidade de 2020 em diante precisa ser, cada vez mais, multidisciplinar.
Ficou claro que o mercado da contabilidade está bem integrado nas principais mudanças que vemos no mundo moderno. Conceitos como a tecnologia, o atendimento a um novo público, busca constante por eficiência e integração com o móvel, são os temas que promovem as maiores mudanças no setor.